ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO


“Patrícia sempre estudou em escola pública. Aos sete anos foi alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, da autora Branca Alves de Lima. Teve relativo sucesso, pois sua memória a ajudava com os desafios impostos no dia-a-dia escolar. Decorava as lições diariamente e sempre recebia elogios da professora. Começou a escrever nesta época. Os exercícios eram de formar frases com as palavras decoradas da cartilha. ” (SOUSA, 2007)

 

A partir dos estudos que foram realizados, a experiência de alfabetização de  Patrícia está relacionada com qual dos princípios a seguir?


Práticas de leitura e escrita preocupadas com os processos cognitivos da criança: suas hipóteses de pensamento em cada estágio.


Práticas de leitura e escrita que tenham como objetivo a expressão e a comunicação por meio de textos. 


Práticas de leitura e escrita marcadas pela decodificação, repetição e memória.


Práticas de leitura e escrita pautadas no princípio de domínio da língua como condição para a plena participação social.


Práticas de leitura e escrita pautadas no uso competente de diferentes textos que circulam socialmente.

Um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações reais de leitura e de escrita nas quais as crianças têm a oportunidade de participar. Em ambientes ricos em experiências de leitura, os alunos constroem mais facilmente o seu conhecimento.

 

Considerando a ideia expressa no parágrafo acima, avalie as afirmações a seguir:


I. A presença de materiais escritos na sala de aula e a ação mediadora do professor favorecem o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita.

II. A sala de aula deve ser um ambiente alfabetizador criativo e prazeroso.

III. Esse ambiente deve conter diversos materiais: jogos,  jornais, revistas, receitas, contas de água, de luz, histórias infantis entre outros.

IV. O mundo letrado deve estar presente dentro da sala de aula.

 

Estão CORRETAS as afirmativas:


I, II, III e IV.


III e IV.


II e IV.


I, II e III.


I e II.

Para estudar a construção da escrita pela criança, Emilia Ferreiro realizou pesquisas com crianças de distintas classes sociais, de 4 a 6 anos, que ainda não conheciam os princípios da escrita convencional. Dentre as fases do processo de construção da escrita pela criança, temos o período pré-silábico.

São características desse período:

I. A distinção básica entre desenhar e escrever vai sendo construída pela criança, tanto nas situações de escrita quanto nas situações de leitura.

II. A criança utiliza marcas diferentes das que produz ao desenhar. Ela traça linhas onduladas ou em ziguezague, linhas interrompidas, bolinhas ou mesmo letras convencionais, horizontal ou verticalmente.

III. As marcas traçadas não têm relação com o registro sonoro da palavra e não se diferenciam entre si. Somente a própria criança consegue interpretá-las e o faz de modo instável.

 

São corretas as afirmativas:


II apenas.


II e III.


III apenas.


I, II e III.


I e II.

Na disciplina Alfabetização e Letramento”, você estudou sobre os usos e funções sociais da escrita e usos da escrita na cultura escolar. Dessa forma, leia as afirmativas a seguir:

 I - (    ) Nossa vida social se organiza em torno da escrita. No dia-a-dia dos cidadãos, as práticas de leitura e escrita estão presentes em todos os espaços, a todo momento, cumprindo diferentes funções.

II - (   ) Quando digo leitura não quero dizer o ato de codificação e decodificação do alfabeto. Mas, sim, da leitura do mundo que rodeia a criança, da sua forma de percepção do mundo.

III - (   ) É por meio da leitura de mundo que a criança dá sentido aos atos e às manifestações do comportamento humano, realizando aprendizagens individuais e coletivas.

IV - (   )  As práticas pessoais e interpessoais de leitura e escrita  nos possibilitam organizar o cotidiano, nos entender, registrar e rememorar vivências (agendas, listas de compras, diários, cadernos de receita), bem como incrementar as trocas, a comunicação, a convivência, enfim (bilhetes, cartas de amor, e-mails).

V – (    )  Trabalhar conhecimentos, capacidades e atitudes envolvidas na compreensão dos usos e funções sociais da escrita implica, em primeiro lugar, trazer para a sala de aula muitos textos, pertencentes a gêneros diversificados, presentes em diferentes suportes e disponibilizar somente para observação e manuseio pelos alunos.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


I e II apenas;


I, II, III e IV apenas;


I, II e III apenas;


I,  III, IV e V  apenas;


Todas as afirmativas estão corretas;

 

 

Páginas: 12345678910
11